Lazarus DB Faq/pt

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) 日本語 (ja) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN)

Geral

Este FAQ estará direcionado para programação de banco de dados com Lazarus.

Onde eu posso encontrar mais FAQ?

Veja o website oficial www.lazarus.freepascal.org. Há outros bons FAQs. Aqui você encontrará uma cópiado FAQ do www.freepascal.org .

Onde eu posso encontrar database components?

No momento os componentes SQLdb são parte do pacote(package) Lazarus, você só precisa instalá-los. Se você verificar [$LazarusDir]/components você verá um subdiretório SQLdb. Instale o sqldblaz.lpk e você estará livre para conectar em servidores MySQL, Interbase / Firebird and Postgres. Veja aqui uma ajuda para instalar pacotes (packages).

Existem outros componentes?

Sim. O componentes ZEOS foi portado para Lazarus. Você pode fazer o download ZEOSDBO_Rework do ZEOS cvs. Veja também este tutorial sobre Zeos. Pascal Data Objects tabalha igualmente com Delphi e FPC 2.0

IB / FB

Como eu conecto de um servidor Linux para um Windows

Entrando corretamente com o caminho(path) de um banco de dados em um servidor Windows de um cliente Linux não é muito simples.

Veja se você tem instalado firebird em F:\Program Files\firebird\. O banco de dados de exemplo employee.fdb então será instalado no diretório F:\Program Files\firebird\examples\ . O endereço-IP do seu computador é 192.168.2.100.

Então entre com o seguinte nome de banco de dados

192.168.2.100:F:\Program Files\firebird\examples\employee.fdb

seu IBConnection conectará com o banco de dados solicitado.

Note que você não tem que entrar com um valor na propriedade hostname!

e você usar o componente SQLdb você precisará das bibliotecas clientes para mySQL 4.0. Com estas bibliotecas você pode conectar com servidores mySQL 3.2x e 4.x.

MySQL

Quais versões do MySQL são suportadas?

Atualmente MySQL 4.0, MySQL 4.1 e MySQL 5.0 são suportadas pelo componente SQLdb. Verifique se você está usando o componente de conexão correto para a sua versão de biblioteca cliente. Se você ten instalados as bibliotecas para MySQL 4.1 então você tem que usar o componente TMySQL41Connectio, inalterável se o servidor está executando versão 4.0 ou 5.0.

Pascal Data Objects

Há agora uma alternativa. As funções introduzidas com MySQL 4.1 e 5.0 tal como declarações preparadas, ligação, e procedure de armazenamento são suportadas pela API de banco de dados chamada Pascal Data Objects, que é inspirada em PHP Data Objects. Todo o código e documentação necessário para usar esta API está disponível no sourceforge: http://pdo.sourceforge.net. Em 30 de Janeiro de 2007, PDO adicionou drivers para Firebird 1.5 e 2.0

PostgreSQL

Você pode conectar à Bancos de Dados PostgreSQL db pelo componente TPQConnection. Este componente usa a biblioteca de conexão do PostgreSQL libpq[1], assim você pode facilmente conectar a quase todos os Bancos de Dados PostgreSQL, mas o componente não suporta as seguintes opções de conexão:

  • Port
  • ClientEncoding

Talvez haja outros parâmetros de conexão não-suportados.