Lazarus For Delphi Users/pt

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) 日本語 (ja) 한국어 (ko) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk)

Delphi -> Lazarus

Lazarus é uma ferramena de desevolvimento rápido de aplicações (RAD) como o Delphi. O que significa que ela contém uma biblioteca de componentes visuais e uma IDE. A biblioteca de componentes do lazarus (LCL) é muito parecida com a do Delphi que é a VCL. Muitas unidades, classes e propriedades tem o mesmo nome e funcionalidade. Com isto converter entre eles é fácil. Mas Lazarus "não" é um 'clone do Delphi de código aberto'. Não espere 100% compatibilidade.

As grandes diferenças

Lazarus é completamente de código aberto, é escrito indepente de plataforma e utiliza o compilador Free Pascal(FPC). FPC funciona em mais de 15 plataformas. Mas nem todos os pacotes e bibliotecas estão portados, então Lazarus atualmente funciona em Linux, FreeBSD, MacOSX e Win32.

' Lazarus não está completo, como está este texto. Nós sempre procuramos novos desenvolvedores, geradores de pacotes, portadores e escritores de documentação, ... .

Delphi IDE -> Lazarus IDE

Projetos

O arquivo principal de uma aplicação Delphi é o .dpr . Enquanto que para o Lazarus é o .lpi (Lazarus Project Information - informação do projeto do lazarus). Mas, um .dpr no Delphi contém o código fonte do programa principal, informações das unidades utilizadas e diretivas de compilação, enquanto que o arquivo .lpr no Lazarus contém o código fonte do programa principal e o restante fica na .lpi .

Por exemplo:

Delphi armazena os caminhos das unidades no arquivo .dpr . Pela instância: unit1 in 'path/Unit1.pas'. Este 'in' especifica os caminhos das unidades para o Delphi e não está pronto para ser usado na Lazarus IDE. Não o use. Use preferivelmente os trajetos(caminhos) da unidade nas opções do compilador.

Uma importante regra: Há sempre um projeto. Somente feche um projeto para sair do lazarus ou abrir outro projeto. É porque um projeto lazarus também é uma "sessão". Isto significa, o corrente editor indica também para armazenar no arquivo .lpi e são restaudos quando você reabre o projeto. Por exemplo: Você está debugando um projeto, indica vários pontos de parada e marcadores. Você pode salvar o projeto a qualquer momento, feche o lazarus ou abra outro projeto. Quando você reabrir o projeto, mesmo em outro computador, todos os seus pontos de parada, marcadores, arquivos abertos, posições do cursor, histórico de pulos, ... são restaurados.

Editor de Código

Aproximadamente todas as teclas e atalhos podem ser definidos em environment->editor options->key mappings

A IDE(ambiente de desenvolvimento) do Lazarus tem várias ferramentas para fontes. Muitas delas são parecidas e trabalham de forma similar ao Delphi. Mas há uma importante diferença: Lazarus não usa o compilador para pegar informação do código. Ele interpreta os fontes diretamente. Isto tem uma grande quantidade de vantagens:

O editor de fonte trabalha com "comentários" Para Delphi os comentários no fonte são somente espaçoes entre o código. Nenhum comentário do código trabalha aqui e quando o código novo é automaticamente introduzido, seus comentários se perderão. Embora isto não seja completamente garantido, trabalha frequentemente. E quando o código novo é introduzido, o IDE usa algumas heuristicas para manter o comentário e codificá-lo junto. Por exemplo: Isto não irá dividir a linha "c:char; // comentário".

Delphi tem "Completar Código"(Ctrl+Space) é chamado "Identificar Completar" sobre o Lazarus. O Lararus termo "Completar Código" tem uma característica, combinando "Completar Automaticamente Classe"(mesmo sobre Delphi), "Completar Variável Local" e "Completar Associação de Evento". Todos deles são invocados por Ctrl+Shift+C e a IDE determina pela posição do cursor, o que significa.

Exemplo para Completar Variável Local

Assuma que você tenha criado um novo método e escrito o seguinte "i:=3;"

procedure
TForm1.DoSomething;
begin
i:=
3
;
end
;

Posicionando o cursor sobre o identificador "i" e precionando Ctrl+Shift+C pegará:

procedure
TForm1.DoSomething;
var
i: Integer;
begin
i:=
3
;
end
;

Exemplo para Completar Associação de Evento

Um ótimo recurso do object inspector é automaticamente criar métodos. O mesmo você pode pegar no editor de fonte.
Por Exemplo:

Button1.OnClick:=

Posicione o cursor atrá do operador de atribuição ":=" e precione Ctrl+Shift+C.

"Completar Palavras" Ctrl+W

Este trabalha igualmente ao "Identificar Completar", mas não trabalha em identificadores do Pascal, mas em todas as palavras. Deixa-o escolher de todas as palavras em todos os arquivos abertos que começam com as mesmas letras.

Suporte a Inclusão de Arquivos

Delphi não suporta isto, e você provavelmente não criara muitos arquivos incluídos ainda. Mas arquivos incluídos tem uma grande vantagem: Eles fazem possível escrever código (in)dependente de plataforma sem confundir com IFDEFs.

Por exemplo: método pulando, Completar Classe, encontrar declaração, ... todos trabalham com arquivos incluídos.

Há muitas opções para as características do código.