Lazarus For Delphi Users/pt

From Free Pascal wiki
Revision as of 13:12, 15 January 2007 by Aliotti (talk | contribs) (→‎Projetos)
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) 日本語 (ja) 한국어 (ko) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk)

Delphi -> Lazarus

Lazarus é uma ferramena de desevolvimento rápido de aplicações (RAD) como o Delphi. O que significa que ela contém uma biblioteca de componentes visuais e uma IDE. A biblioteca de componentes do lazarus (LCL) é muito parecida com a do Delphi que é a VCL. Muitas unidades, classes e propriedades tem o mesmo nome e funcionalidade. Com isto converter entre eles é fácil. Mas Lazarus "não" é um 'clone do Delphi de código aberto'. Não espere 100% compatibilidade.

As grandes diferenças

Lazarus é completamente de código aberto, é escrito indepente de plataforma e utiliza o compilador Free Pascal(FPC). FPC funciona em mais de 15 plataformas. Mas nem todos os pacotes e bibliotecas estão portados, então Lazarus atualmente funciona em Linux, FreeBSD, MacOSX e Win32.

' Lazarus não está completo, como está este texto. Nós sempre procuramos novos desenvolvedores, geradores de pacotes, portadores e escritores de documentação, ... .

Delphi IDE -> Lazarus IDE

Projetos

O arquivo principal de uma aplicação Delphi é o .dpr . Enquanto que para o Lazarus é o .lpi (Lazarus Project Information - informação do projeto do lazarus). Mas, um .dpr no Delphi contém o código fonte do programa principal, informações das unidades utilizadas e diretivas de compilação, enquanto que o arquivo .lpr no Lazarus contém o código fonte do programa principal e o restante fica na .lpi .

Por exemplo:

Delphi armazena os caminhas das unidades no arquivo .dpr . Pela instância: unit1 in 'path/Unit1.pas'. Este 'in' especifica os caminhos das unidades para o Delphi e não está pronto para ser usado na Lazarus IDE. Não o use. Use preferivelmente os trajetos(caminhos) da unidade nas opções do compilador.

Uma importante regra: Há sempre um projeto. Somente feche um projeto para sair do lazarus ou abrir outro projeto. É porque um projeto lazarus também é uma "sessão". Isto significa, o corrente editor indica também para armazenar no arquivo .lpi e são restaudos quando você reabre o projeto. Por exemplo: Você está debugando um projeto, indica vários pontos de parada e marcadores. Você pode salvar o projeto a qualquer momento, feche o lazarus ou abra outro projeto. Quando você reabrir o projeto, mesmo em outro computador, todos os seus pontos de parada, marcadores, arquivos abertos, posições do cursor, histórico de pulos, ... são restaurados.