Difference between revisions of "Moderating the bug tracker/pt"

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search
Line 42: Line 42:
 
Se um bug não é da IDE ou da LCL, mas é da RTL, FCL ou do compilador, você pode resolver o relato com resolução "'''não é um relato'''" e mencionar ao relator o bug tracker do FPC.
 
Se um bug não é da IDE ou da LCL, mas é da RTL, FCL ou do compilador, você pode resolver o relato com resolução "'''não é um relato'''" e mencionar ao relator o bug tracker do FPC.
  
=== Confirming issues ===
+
=== Confirmando relatos ===
Most of the time, the first step in fixing an issue, is creating a small example program that shows the issue. How difficult this is depends on the effort the reporter has made, when he submitted the report. Some people test programs to their report (very nice), some people only a code snippet (better than nothing) and some people nothing at all. Not all reports have adequate steps to reproduce.
+
Mais uma vez, a primeira estapa para arrumar um relato, é criando um pequeno programa de exemplo que mostra o relato. Como dificular esse depende da vontade do relator, quando enviou o relato.
 +
Algumas pessoas testam programas para seus relatos (muito bom), algumas pessoas somente colocam um fragmento de código (melhor que nada) e alguma pessoas não colocam nada. Nem todos os relatos tem etapas adequadas para serem reproduzidos.
  
If it is not clear from the report, you can ask the reporter the give steps to reproduce this issue and/or a test project.
+
Se você
 +
Se o relato não estiver obstruído, você pode pedir para o relator dar as etapas para reproduzir esse relato e/ou um programa teste.
  
If you manage to reproduce the issue, then you can set the issue to '''Confirmed'''.
+
Se você administrou a reprodução desse relato, então você pode ajustar o relato como '''Confirmado'''.

Revision as of 16:56, 26 March 2006

Deutsch (de) English (en) français (fr) português (pt) русский (ru)

Este documento contém algumas linhas guias para usar o Lazarus bug tracker. Este documento é escrito para dois grupos:

  • desenvolvedores lazarus, quem arrumará os bugs
  • moderadores, quem dará suporte ao controle dos relatos priorizando-os e verificando assim como eles são reproduzidos.

Nós usaremos o termo Lazarus team para ambos os grupos.

Ciclo de vida de um relato

Um relato pode ter os seguintes estados:

  • new/novo: ele foi colocado no bug tracker
  • acknowledged/admitido: o Lazarus Team viu o relato e ajustou seu alvo
  • assigned/atribuído: o relato foi atribuído para um desenvolvedor lazarus, quem tentará corrigi-lo
  • confirmed/confirmado: um membro do Lazarus team tem o bug duplicado ou aceitou que a característica deve ser implementada
  • resolved/resolvido: a pessoa a qual o relato foi atribuído achou que o relato pode ser fechado. Então ele também ajustou a resolução, por exemplo fixed/arrumado ou not as issue/não é um relato

Como os moderadores podem dar suporte ao desenvolvedores Lazarus

Admitindo relatos

Ajustando o alvo

A etapa mais importante quando você admite um relato, é aquela em que você ajusta o campo de alvo. O campo de alvo ajuda os desenvolvedores lazarus a se empenhar a corrigir aquele bug. Geralmente há três opções: próximo lançamento, 1.0 ou post1.0. Para explicação dessas opções, veja o Road To 1.0#1.0 or after 1.0.

  • next release: regressions (i.e. things that work in the current release, but got broken in the svn version) and crashes that can cause data loss.
  • 1.0: Lazarus 1.0 will contain stable support for win32 and gtk1 interface.
  • post 1.0: other widget sets and new features.

Removendo entradas duplicadas

Quando um novo relato é visto, você pode também remover cópias que são causadas, porque pessoas enviam algum relato mais de uma vez. Às vezes o bugracker leva um longo tempo para processar um novo relato e o relato recebe impacientes clique em enviar novamente. Esses relatos podem ser deletados.

Mencionando questões na lista de e-mail e fóruns

Se um relato não descreve um bug, mas ele é somente uma questão ou um relator não sabe como usar certo recurso, você pode mencionar a ele a lista de e-mail e/ou os fóruns para perguntar sobre essa questão. Então você pode resolver o relato com resolução "não é um relato". Se você desejar você pode fornecer uma rápida resposta à questão, mas o bug tracker é para colocar bugs e pedidos de recursos, não para fornecer suporte.

Adicionando relações com outros relatos

O bug tracker suporta configuração de relação entre relatos.

A relação weakest é Relatado. Isto dá exatamente um link entre os relatos. Isto pode ser muito útil, se você arrumar um relato, ele pode corrigir o relato que foi relatado também...

Se dois relatores descrevem o mesmo relato, então você pode ajudar Duplicado do para o relato mais novo. O outro relator receberá um link para esse relato com Tem duplicado.

Você pode usar a relação Pai - Filho entre dois relatos para descrever dependências. A fim de arrumar o relato Pai, primeiro o relato Filho deve ser arrumado. Às vezes isso é muito útil para clonar um relato (grande) e descrever parte desses em separados relatos Filhos.

Mencionando o bug tracker do fpc

Se um bug não é da IDE ou da LCL, mas é da RTL, FCL ou do compilador, você pode resolver o relato com resolução "não é um relato" e mencionar ao relator o bug tracker do FPC.

Confirmando relatos

Mais uma vez, a primeira estapa para arrumar um relato, é criando um pequeno programa de exemplo que mostra o relato. Como dificular esse depende da vontade do relator, quando enviou o relato. Algumas pessoas testam programas para seus relatos (muito bom), algumas pessoas somente colocam um fragmento de código (melhor que nada) e alguma pessoas não colocam nada. Nem todos os relatos tem etapas adequadas para serem reproduzidos.

Se você Se o relato não estiver obstruído, você pode pedir para o relator dar as etapas para reproduzir esse relato e/ou um programa teste.

Se você administrou a reprodução desse relato, então você pode ajustar o relato como Confirmado.