Overview of Free Pascal and Lazarus/pt

From Free Pascal wiki
Revision as of 14:31, 24 January 2007 by Aliotti (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigationJump to search

Free Pascal (FPC) é um compilador de código fonte aberto(open-source) com duas notaveis capacidades: um grau elevado de compatibilidade de Delphi e disponibilidade em uma variedade de plataformas, incluindo Windows, Mac OS X, e Linux. Free Pascal tem compatibilidade com Delphi incluindo não somente suporte para a mesma programação em linguagem Object Pascal que o Delphi usa, mas também para muitas das mesmas bibliotecas de rotinas e classes conhecidas para o Delphi. Isto inclui as unidades familiares como System, SysUtils, StrUtils, DateUtils, Classes, Variants, Math, IniFiles e Registry, que estão incluidas com o Free Pascal em todas as plataformas suportadas. Free Pascal também inclui unidades como Windows, ShellAPI, BaseUnix, Unix e DynLibs para acessar capacidades específicas para um sistema operacional. Estas unidades são a parte inicial da biblioteca de tempo de execução, run-time library(RTL), que é utilizado pelo Free Pascal.

Lazarus é um sistema de desenvolvimento de código aberto que adiciona um ambiente integrado do desenvolvimento (IDE) ao compilador Free Pascal que inclue um editor de destaque do código e um desenhador do formulário visual, uma biblioteca de componente altamente compatível com a biblioteca de componentes visual do Delphi (VCL). A biblioteca componente de Lazarus (LCL) inclui equivalentes para muitos dos controles familiares de VCL tais como formulários, teclas, caixas de texto e assim por diante aquelas que são usadas para criar as aplicações que têm uma relação gráfica, visual, com o usuário(GUI).

Tanto o Free Pascal como o Lazarus são escritos em Pascal. O código fonte completo está disponível não somente para o compilador Free Pascal e Lazarus IDE, mas também para todas as unidades feitas a partir do Free Pascal RTL e Lazarus LCL.