Difference between revisions of "TXMLPropStorage/pt"

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search
Line 48: Line 48:
  
 
Por essa razão é uma boa idéia deixar o nome de arquivo em branco para programas unix que pretendem ser executados por usuários normais.
 
Por essa razão é uma boa idéia deixar o nome de arquivo em branco para programas unix que pretendem ser executados por usuários normais.
 +
 +
[[Category:Components]]

Revision as of 11:32, 4 September 2010

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) polski (pl) português (pt) русский (ru)

Introdução

TXMLPropStorage é um componente para salvar e restaurar propriedades selecionadas (de qualquer TForm ou quaisquer controle nele). Ele trabalha com a propriedade TFormTForm.SessionProperties. Ele está disponível na guia Misc da paleta de componentes.

Utilização

  1. Jogue um componente TXMLPropStorage em um formulário e ajuste a propriedade filename, por exemplo: session.xml
  2. Selecione o formulário, vá até o Object Inspector e abra a janela do editor para a propriedade SessionProperties de TForm.
  3. Adicione aqui propriedades do formulário e/ou controles a serem armazenadas dentro de session.xml (exemplo: width;height).
  4. Compile a aplicação.

Sua aplicação agora irá ler o valor das propriedades selecionadas do arquivo session.xml e aplicará elas em tempo de execução (como Width, Height, Left, Top para TForm).

O componente TINIPropStorage funciona da mesma forma que TXMLPropStorage, exceto pelo fato de armazenar as informações de sessão em um arquivo do tipo IniFile.

Propriedade StoredValues

TINIPropStorage e TXMLPropStorage têm uma propriedade StoredValues que armazena algum valor (isso é útil para não usar outros arquivos de configuração)...

  • Por que isso é realmente útil?
    1. Algumas propriedades (como CheckGroup.Item[n].Checked) não podem ser salvas no SessionProperties do TForm, então você precisa fazer isso manualmente. Isso é útil para salvar outras informações de configuração também.

Vamos escrever uma simples demonstração:

  • Execute o Lazarus e inicie uma nova aplicação;
  • Jogue um componente TXMLPropStorage e TCheckGroup;
  • Adicione um item no TCheckGroup (Item Teste);
  • Click no XMLPropStorage1 e acesse o editor de propriedades para StoredValues;
  • Adicione um novo valor com name = item0_checked e value = -1 (True = -1);
  • No evento OnShow adicione esse código:

<delphi> CheckGroup1.Checked[0] := StrToBool(XMLPropStorage1.StoredValue['item0_checked']); </delphi>

  • No evento OnClose adicione esse código:

<delphi> XMLPropStorage1.StoredValue['item0_checked'] := BoolToStr(CheckGroup1.Checked[0]); </delphi>

  • Execute o programa demonstração, mude a propriedade checked de TCheckGroup.Items[n] e feche o formulário. Suas mudanças foram salvas? :)

Você pode mudar a propriedade Key de StoredValues.Items[n] se você está salvando alguma informação confidencial (isso usa as funções da RTL XOREncode e XORDecode nas rotinas de salvamento e restauração).

Notas

TXMLPropStorage tem um manipulador padrão se você não ajustar um nome de arquivo. No Windows/MacOS as configurações serão salvas no diretório da aplicação como PROGRAMNAME.xml.

Nos Unix likes ela será salva em um diretório home do usuário atual como .PROGRAMNAME

Por essa razão é uma boa idéia deixar o nome de arquivo em branco para programas unix que pretendem ser executados por usuários normais.