Difference between revisions of "Lazarus Tutorial/pt"

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search
Line 48: Line 48:
 
===A Barra de Botões===
 
===A Barra de Botões===
 
para fazer
 
para fazer
===A Paleta de Componentes===
+
==A Paleta de Componentes==
 
para fazer
 
para fazer
===O Debugador===
+
==O Debugador==
 
para fazer
 
para fazer
===Os arquivos do Lazarus===
+
==Os arquivos do Lazarus==
 
para fazer
 
para fazer
===Contribuições e Mudanças===
+
==Contribuições e Mudanças==
 
para fazer
 
para fazer

Revision as of 13:32, 17 November 2005

Deutsch (de) English (en) español (es) suomi (fi) français (fr) magyar (hu) italiano (it) 日本語 (ja) македонски (mk) Nederlands (nl) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) shqip (sq) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN) 中文(台灣)‎ (zh_TW)

Este é o começo do tutorial Lazarus. Por favor adicione as suas experiências aqui.

Prefácio

Lazarus é um ambiente de desenvolvimento gratuito e de código aberto para o compilador FreePascal(object pascal), que é também gratuito e de código fonte aberto. O ambiente Lazarus IDE (screenshot) é estável e rico em programação para criação de aplicações gráficas e de console. Ele atualmente funciona nos sistemas operacionais: Linux, FreeBSD e Win32 e provê um customizável editor de código e ambiente de criação visual de formulários acompanhado com um gerenciador de pacotes, debugador e completa integração da GUI com o compilador FreePascal.

Começando - O Seu primeiro programa feito no Lazarus !

Baixe, instale (Installing Lazarus) e ative o Lazarus que virá também com o compilador FreePascal.

Muitas janelas vão aparecer no desktop: o menu princípal no topo, o inspetor de objetos(object inspector) à esquerda, o editor de código ocupando a maior parte do desktop, e prontamente criada a janela do Form1 sobre o editor de código.

A janela do topo com menu, abaixo do menu, temos uma linha de abas. Se a aba "Standard" não estiver selecionada, selecine-a clicando com o "mouse" sobre ela. Então encontre o ícone do botão(um retângulo com a palavra:Ok dentro) e aperte nele com o "mouse". Em seguida clique na janela Form1, em algum lugar a esquerda do meio da janela. Um retângulo sombreado com as palavras "Button1" irá aparecer. Aperte novamente sobre o ícone do botão e de novo na janela Form1 em algum lugar à direita do centro e irá aparecer um outro botão com as palavras "Button2".

Agora aperte o "Button1" para selecioná-lo. O inspetor de objeto(Object Inspector) irá exibir as propriedades do objeto "Button1". Próximo ao topo temos a propriedade chamada de "Caption", com o valor exibido "Button1". Clique sobre esta caixa, e mude de "Button1" para "Press". Se você apertar a tecla "ENTER" ou em outra caixa, você irá ver o texto do primeiro botão da janela Form1 mudar para "Press". Em seguida clique na aba de Eventos(Events) do inspetor de objeto(object inspector), para ver vários eventos que podem ser associados com o botão. Este incluem: OnEnter, OnExit, OnClick, ... Selecione a caixa à direita do OnClick: uma pequena caixa com três pontos (... eliptícos) aparece. Quando você clica sobre ela, você é automaticamente levado para o editor de código e seu cursor fica posicionado na seguinte parte:

 procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
 begin
   {agora escreva:}    Button1.caption := 'Press again';
   {o editor sempre termina o procedimento com}
 end;

Pressione F12 para a janela Form1 aparecer sobre o editor de código.

Agora pressione sobre o Button2 para editar as suas propriedades no inspetor de objeto(object inspector). Mude o valor da propriedade "Caption" de "Button2" para "Exit". Agora selecione a aba de eventos(Events) no inspetor de objeto(object inspector) e clique na caixa do evento OnClick. Aperte sobre o botão com três pontos, e você irá para a janela de edição de código no meio de outro procedimento:

 procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
 begin
 {agora escreva:}   Close;
 {o editor sempre completa o procedimento com} 
 end;

Em seguida pressione F12 para a janela Form1 aparecer novamente. Agora você está pronto para tentar compilar. Na janela do topo no menu selecione "Run" e aparecerá em seguida um submenu e aperte a opção "Run". Outra alternativa é apertar a tecla F9. Estes irão primeiro compilar o programa e então(se tudo estiver certo) ligar(link) e executá-lo.

Durante a compilação a janela de mensagens(Messages) terá escrito diversos textos referente a esta operação(compilação) e em seguida irá reaparecer a janela Form1 sem a grid que a janela princípal de sua aplicação, e está aguardando que você pressione um dos botões ou faça algo que interaja com a aplicação.

Tente agora clicar sobre o botão escrito "Press". Você irá reparar que ele mudará para "Press again". E se você pressionar novamente não mudará mais o texto escrito do botão.

Agora pressione o botão com "Exit" dentro dele. A janela irá fechar e sairá do programa. A janela Form1 original irá reaparecer com grids pronta para edição.

Você deve salvar o seu trabalho agora(e freqüentemente) selecionando Project > Save As > your_selected_file_name.pas na janela do topo no menu.

Segunda Sessão

para fazer

O Editor

para fazer

O Menu Princípal

para fazer

A Barra de Botões

para fazer

A Paleta de Componentes

para fazer

O Debugador

para fazer

Os arquivos do Lazarus

para fazer

Contribuições e Mudanças

para fazer