Install Packages/pt

From Free Pascal wiki
Jump to navigationJump to search

Deutsch (de) English (en) español (es) français (fr) magyar (hu) 日本語 (ja) português (pt) русский (ru) slovenčina (sk) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN) 中文(台灣)‎ (zh_TW)

Devido à grande demanda, eis aqui uma primeira tentativa de um pequeno How-To de instalação de pacotes. Depois da instalação do Lazarus um grande número de iniciantes gostaria de saber onde estão os componentes de banco de dados. Pode-se ver um datasource e alguns componentes data aware, mas onde estão os componentes para conectar ao servidor de banco de dados e receber dados do servidor?

Arquivos instalados com o Lazarus

No Linux o Lazarus é instalado por padrão em /usr/share/lazarus, em Windows o instalador permite ao usuário escolher onde instalar os arquivos, desde que não haja espaços no caminho do arquivo. No meu Lazarus no Windows, está instalado em G:/Lazarus. Qualquer que seja o caminho de instalação do Lazarus, vão-se encontrar ali alguns subdiretórios. Neste caso, o primeiro subdiretório em ordem alfabética é o subdiretório Components.

Como se pode ver existem alguns subdiretórios nele que se referem a bancos de dados: Interbase, mysql, a sqlite e sqldb. Os 3 primeiros contêm componentes de conexão a bancos de dados e descendentes de TDataSet para o respectivo banco de dados. O último é o sqldb, que é mais genérico pois consistem de TSQLQuery (um TDataset) e TSQLTransaction, que são usados em todos os tipos de bancos de dados e T??Connection para fazer a conexão com o banco de dados. Neste artigo nós vamos instalar o pacote sqldb, junto com a conexão para Interbase.

O porquê

Antes de instalar um pacote eu gostaria de discutir o porquê de o Lazarus não instalar componentes de conexão a bancos de dados. Componentes de conexão a bancos de dados requerem bibliotecas-cliente disponíveis no PC em que os componentes são usados. Pelo fato de que no momento o Lazarus não dá suporte a linkagem dinâmica, todas as bibliotecas precisam ser compiladas no IDE. Como não se pode esperar que todos os desenvolvedores tenham todos os bancos de dados instalados, não é possível instalar componentes de conexão a bancos de dados por padrão.

Mas Delphi ...?

O Delphi também só instala componentes de bancos de dados que sejam prontamente disponíveis no computador (componentes ADO) e componentes que não precisam de bibliotecas-cliente (BDE: Paradox, DBase) para ser instalados.

Instalando

Para instalar o pacote vá a Componentes > Abrir Arquivo de Pacote (LPK). Na caixa de diálogo seguinte vá a /usr/share/lazarus/components/sqldb ou ao diretório correspondente no Windows e escolha o arquivo sqldblaz.lpk. Se tudo for bem pode-se ver o Gerenciador de Pacotes. Ele está mostrando uma treeview com os arquivos do pacote e os pacotes requeridos. Pressione Compilar se você não quiser instalar o componente no IDE ou Instalar se quiser. Depois aparece um aviso sobre o Lazarus suportar apenas bibliotecas estaticamente linkadas e a pergunta se você quer reconstruir o Lazarus. Pressione Sim. O Lazarus vai ser reconstruído e, dependendo da sua configuração, reiniciado.

Algo mais?

Pode-se agora fazer o primeiro programa conectando a um servidor Interbase. Baixe esses fontes para ver um pequeno exemplo. Se tiver alguma pergunta, vá ao fórum do Lazarus.