Main Page/pt

From Lazarus wiki
Jump to navigationJump to search

Afrikaans (af) العربية (ar) català (ca) čeština (cs) Deutsch (de) English (en) español (es) فارسی (fa) suomi (fi) français (fr) magyar (hu) Bahasa Indonesia (id) italiano (it) 日本語 (ja) 한국어 (ko) Nederlands (nl) polski (pl) português (pt) română (ro) русский (ru) slovenčina (sk) svenska (sv) Türkçe (tr) українська (uk) Tiếng Việt (vi) 中文(中国大陆)‎ (zh_CN) 中文(台灣)‎ (zh_TW)

Bem-vindo à Base de Conhecimento do Lazarus e do Free Pascal

Sobre

O objetivo desta base de conhecimento é permitir que toda a documentação do Lazarus e do compilador Free Pascal estejam disponíveis para consultas online. Enquanto o compilador é bem documentado, a documentação do Lazarus ainda possui algumas lacunas Esta área é um "documento aberto", ou "wiki" onde qualquer um pode editar e adicionar conteúdo. A wiki agiliza as coisas, tornando possível fazer mudanças e adições apenas com um navegador.

Se tiver algum problema no uso deste site, por favor avise o administrador. Você também pode deixar uma anotação ou sugestão, em português, na página de Opinião sobre o site. Para tutoriais de wiki, por favor dê uma olhada no Tutorial rápido ou o Tutorial da WikiPédia. Aqui, uma Sand Box está disponível para praticar.

Relatórios de bug da IDE podem ser feitos em português pelo Anti-bugs Brasil. Brasileiros, Angolanos, cabo-verdianos, goeses, macauenses, moçambicanos, portugueses, timorenses, brasileiros no exterior, quem fala português como uma segunda língua, todos são bem-vindos.

Se você tem algum interesse empresarial associado ao desenvolvimento do Lazarus, pode anunciar um prêmio para que se desenvolva determinada característica ou componente. Se quer apenas dar uma sugestão de componente ou característica, use a página Feature Ideas.

Se quiser participar do fórum, não deixe de ler como fazer perguntas inteligentes. Para criar um relatório de bug em inglês veja como criar relatórios de bug. Para outros tópicos, veja também este Índice.

Projeto de Documentação

Documentação do Free Pascal

A documentação para desenvolvedores do FPC contém a documentação disponível para desenvolvedores e outros contribuidores do compillador Free Pascal, como pessoas envolvidas em tradução de mensagens para outras línguas, uma lista de bindings de Pascal, informação organizacional, procedimento para releases do FPC, listas a-fazer, etc.

Documentação do Lazarus

Toda a documentação disponível e tutoriais para a IDE (Ambiente Integrado de Desenvolvimento) do Lazarus, incluindo os manuais do compilador Free Pascal, podem ser encontrados nas páginas de documentação do Lazarus. Consulte as FAQ. Veja também a documentação da LCL, o tutorial de LazReport e o manual Instalando Pacotes. Muitas das páginas estão em permanente construção, portanto fique à vontade para adicionar as suas experiências a essas seções. Se quiser você também pode criar uma página pessoal com informações de contato.

A Bíblia do Lazarus

O projeto almeja desenvolver uma documentação original em língua portuguesa, construída a partir do conhecimento de programadores e traduções da wiki. Visite a wiki brasileira e ajude na documentação.

Fórum sobre Lazarus

Fórum em português sobre o Lazarus e Freepascal faça nos uma visita: www.lazarus.freepascal.com.br aqui o Lazarus fala português.

Downloads

Todos os componentes e pacotes estão disponíveis na área de arquivos do Lazarus Code and Component Repository no SourceForge. O compilador Free Pascal e a versão atual de testes do Lazarus podem ser encontrados no site do Lazarus no Sourceforge. Documentação adicional para estes pacotes também pode ser encontrada na página Componentes e Exemplos de Código (caso o contribuidor tenha criado uma lá). O compilador e vários códigos-fonte doados podem ser encontrados no site do compilador Free Pascal ou no site do Lazarus USA.

Lista de E-mails

Usuários novatos e veteranos estão convidados a se unir às listas de e-mails do Lazarus-CCR anúncios e diversos.

Quem está trabalhando em quê?

Se você está atualmente convertendo um componente ou biblioteca ou precisa de algo convertido por favor informe isso na página Projetos Atuais de Conversão. Verifique também os projetos em andamento no site brasileiro em Projetos em Desenvolvimento. Estas informações guiarão os desenvolvedores que desejam converter componentes e previnirão o esforço duplicado na conversão de um mesmo pacote.

Referências, Links e Recursos

IDE do Lazarus

Novidades e informações sobre a situação da IDE do Lazarus podem ser encontrados aqui. Lançamentos da IDE do Lazarus e do compilador Free Pascal podem ser baixados ali. O Lazarus File Area também tem os últimos pacotes do compilador e IDE disponíveis para download.

Projetos Atuais em Lazarus

Nossa lista atual de Projetos Desenvolvidos no Lazarus com acesso público ao website e aos arquivos relacionados para download.

Grandes Sites e Links Relacionados

A nossa lista de sites relacionados ao Delphi/Kylix pode ser encontrada na página de sites de programação. Se você conhecer um ótimo site ainda não listado sinta-se à vontade para adicioná-lo.

Ferramentas de Busca Especializadas

Há algumas excelentes bases de busca e de conhecimento online que podem ser uma grande ajuda para aprender técnicas novas e resolver problemas. Os associados de Tamarack operam um site de busca rápida especificamente para os arquivos USENET da Borland. A Mer Systems Inc. fornece uma busca similar. Uma outra ótima fonte de informação junto com uma potencialidade do sitewide é a Earl F.Glynn's Computer Lab and Reference Library.

Marketing Case Studies

Uma oportunidade para usuários Lazarus de explicar por que o Lazarus é a sua IDE preferida.

Apresentando o Lazarus e o FPC em uma Feira de Negócios

O FPC e o Lazarus foram apresentados em um stand da Systems 2005 e da Systems 2006 em Munique. Baseados na experiência adquirida nessas feiras nós coletamos algumas informações que serão usadas em futuras preparações de stands.

Wiki Antiga

Estas páginas estão sendo convertidas do formato da wiki antiga. A página referente à wiki antiga pode ser encontrada aqui.
Conteúdo original por User:VlxAdmin.